Planitop 210 é um barramento cimentício hidrófugo monocomponente, de granulometria fina, de cor cinzento ou branco, de endurecimento normal, à base de ligantes especiais de elevada resistência, agregados selecionados, aditivos especiais e polímeros sintéticos em pó, segundo uma fórmula desenvolvida nos laboratórios de investigação MAPEI. A sua composição especial confere à argamassa obtida, misturando Planitop 210 com apenas água, um elevado poder de aderência e uma elevada plasticidade, que melhora a sua aplicação com espátula lisa, e facilita as operações de acabamento com talocha metálica ou em esponja.
Planitop 210 pode ser aplicado numa espessura máxima de 3 mm por demão. Maiores espessuras, mas não superiores a 6mm, devem ser efetuadas em duas demãos, interpondo entre a 1ª e a 2ª demão Mapenet 150 ou Mapenet P, redes em fibra de vidro resistentes aos álcalis (em conformidade à guia ETAG 004), com respetivas malhas de 4x4,5 mm e 3,8x4,5 mm.
Mapenet 150 e Mapenet P também devem ser utilizadas se a superfície a nivelar consistir em suportes de natureza diferente.
Os acabamentos coloridos podem ser aplicados, com boas condições climatéricas, após 1 semana da aplicação de Planitop 210 utilizando produtos das linhas Silexcolor, Silancolor, Quarzolite, Elastocolor, Colorite ou Dursilite. Este último produto pode ser utilizado para o acabamento de superfícies interiores ou exteriores, desde que parcialmente cobertas e protegidas da exposição direta à luz solar e à chuva.
Planitop 210 responde aos princípios definidos na EN 1504-9 (“Produtos e sistemas para a proteção e a reparação de estruturas em betão: definições, requisitos, controlo de qualidade e avaliação da conformidade. Princípios gerais para o uso de produtos e sistemas”) e aos requisitos mínimos requerido na EN 1504-2 revestimentos (C) segundo os princípios MC e IR (“Sistemas de proteção da superfície em betão”) e é classificado como GP "Argamassa para fins gerais para rebocos interiores/exteriores” da categoria CS IV, segundo a EN 998-1.